Iniciativa do Conselho Nacional da Amazônia Legal e coordenada pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, comitiva é enviada à Amazônia sob fins de ação diplomática. A visita durou três dias, ocorrida entre 04, 05 e 06 de novembro de 2020.
O vice-presidente Hamilton Mourão considerou positiva a missão realizada e foi acompanhado de diplomatas dos seguintes países:
Após oito países europeus contatarem o vice-presidente e relatarem que a alta do desmatamento prejudicaria a importação de produtos do País, o governo federal decide por uma ação diplomática na Amazônia envolvendo os embaixadores estrangeiros.
Com a intenção de apresentar a “realidade da Amazônia”, o Conselho Nacional da Amazônia Legal organizou uma comitiva com embaixadores estrangeiros com o propósito de conhecerem áreas de fronteira da região.
O vice-presidente Hamilton Mourão foi quem tomou a frente dessa ação, acompanhado também por representantes do governo, como:
- África do Sul;
- Espanha;
- Peru;
- Colômbia;
- Canadá;
- Suécia;
- Alemanha;
- Reino Unido;
- França;
- Portugal.
Entenda o objetivo da visita à Amazônia
- Wilson Lima (governador do Amazonas);
- Ricardo Salles (Ministro do Meio Ambiente);
- Tereza Cristina (Ministra da Agricultura);
- Ernesto Araújo (Ministro das relações Exteriores);
- Eduardo Pazuello (Ministro da Saúde);
- Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)
- Tenente-brigadeiro do ar Raul Botelho (chefe do Estado-Maior das Forças Armadas).
Mais detalhes sobre essa ação de visita da comitiva
Em um dos compromissos traçados, o grupo usufruiu de um navio médico da marinha para conhecer o encontro das águas, próximo a Manaus. Nessa região, o Rio Negro com suas águas escuras se encontra com o Rio Solimões, que possui águas mais claras, no entanto, eles não se misturam. A comitiva também foi levada à Fazenda Santa Rosa, considerada exemplo na agricultura domiciliar em relação à conservação da Amazônia. Além disso, visitaram também a região indígena de São Gabriel da Cachoeira. O município de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, que foi a última parada organizada para essa ação do governo, é uma região com a maior população indígena do País. Lá, visitaram o 5° Pelotão Especial de Fronteira de Maturacá, próximo ao Pico da Neblina e da fronteira com a Venezuela. Ainda nessa localidade, visitaram também a 2ª Brigada de Infantaria de Selva e da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena), que ficam na sede do município. Portanto, o grupo foi levado em locais nos quais as ações do governo evidenciaram:- regularização fundiária;
- combate à extração ilegal de madeira;
- encontro com etnias indígenas.